sábado, 24 de abril de 2010

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA FAZER DIETA?

Creio que todo mundo já fez dieta, alguma vez na vida: para perder uns quilinhos, em preparação para uma temporada na praia ou sei lá por qual motivo.
Mas, você tem ideia do que significa fazer dieta PERMANENTEMENTE?
É mais ou menos assim:
. Você nunca vai poder comer aquilo de que gosta, porque tudo engorda;
. Você vai a uma festa, mas tem que ficar olhando os outros comerem as "comidas", enquanto você procura as saladas (arg!);
. Festinha de aniversário? Você precisa ir para não ser indelicado(a), mas na verdade não tem nada lá que você possa comer ou beber;
E por aí a fora. E todos são unânimes em dizer: "ah, só um não vai te matar!" E não vai mesmo, o que é pior. Só vai aumentar o teu problema.
Quer mais? Então lá vai:
. Quantos tipos e marcas de bolachas você conhece? E quantas são dietéticas ou ligt?
. Chocolate: existem n marcas no mercado, e umas duas ou três são diet. Diet, no caso do chocolate, quer dizer sem ou quase sem açúcar, mas com mais gordura. Adianta?
. Existem vários produtos "sem adição de açúcar". O que será que eles consideram açúcar? Comprei um dia destes um iogurte zero açúcar, mas com sabor de mel. Mel não é tão doce quanto o próprio açúcar?
. A grande maioria das pessoas tem noção de que diabéticos não podem comer doces. Grande verdade. Mas, que bom que a restrição fosse só quanto aos doces. Na verdade, todos os amidos são transformados em glicose no organismo. Isso quer dizer o que, exatamente? Que, como eu li um dia desses, existem algumas coisas que diabéticos podem ingerir sem restrição, como por exemplo água, alface...
Gostou?
É de arrepiar.
Mas, o pior de tudo é pensar que essa dieta é para sempre. E, como constatou minha amiga, eu sou muito corajosa, mas me acovardo diante de uma simples dieta. Pode?

4 comentários:

  1. Força que vai dar certo! Tem que achar as tais receitas alternativas pra fazer coisas boas sem os amidos....

    ResponderExcluir
  2. Já pensou em transformar isso numa oportunidade? Que tal um serviço de tele entrega de comida "diabeticamente correta"?
    Vc ajuda os outros e ainda faz um dinheirinho!

    ResponderExcluir
  3. Amiga te admiro muito como pessoa e como profissional, li o seu texto e achei muito interessante, pois tem toda a razão qdo diz nele "ah, só um não vai te matar!" me refiro a isso por que minha mãe descobriu a pouco tempo que é diabética tb, no entanto ela não consegue administrar isso, o "privar-se" de comer tudo o que gosta, e insiste na frase "está tudo normal, hoje eu estou bem", voltando a fazer justamente o que não deveria, alimentando-se de maneira errada, como filha muitas vezes não sei como ajudá-la. Só quem passa pela situação é capaz de avaliar tamanho esforço necessário para manter-se na "linha", seria mais ou menos como nascer denovo e ir aprendendo as coisas dia após dia. Como vc mesma se descreve no seu perfil sendo batalhadora e insiste, como é de fato, sei que vai conseguir. =)

    ResponderExcluir