sábado, 15 de outubro de 2011

Crianças e adolescentes

Acabei de ler um artigo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde são enfatizados os direitos dos mesmos e as medidas de proteção aplicadas quando necessário. Novamente não encontrei nada sobre punição, até porque, para o ECA, à criança não se pode impor culpa. Na prática, isto se traduz em impunidade. Eu sei que pode parecer exagero, mas quem não convive com crianças e adolescentes não tem mesmo idéia da falta de limites com que eles nos brindam por vezes. E a convivência com os mesmos também nos ensina que eles entendem muito bem o que estão fazendo. mas, segundo o ECA, crianças precisam ser protegidas da sociedade e até da família, se for o caso.
Tudo bem, então. Mas eu gostaria que alguém me dissesse onde posso encontrar pesquisas que mostrem que isso deu resultado positivo. Quer dizer, que uma criança, após cometer um ato infracional (ou muitos) e tendo sido tratada com todo o respeito que lhe é devido, voltou à sociedade e nunca mais fez nada de errado. Enfim, que o ECA deu resultado positivo.
As próprias crianças debocham da lei, dizendo o tradicional "não dá nada". E nós bem o sabemos: não dá nada mesmo, já que o menor infrator não pode ser sujeito de discriminação por ser visto fazendo algum trabalho ou pagando pelo seu erro de alguma forma. Sendo assim, e do jeito como tratam os menores infratores, sempre parece que os outros é que são culpados, não ele. Nada se pode fazer nem dizer, porque tudo pode ser entendido como agressão, como atentado, como sei lá o que.
Enfim, eles continuam fazendo e dizendo o que bem entendem, e nós, os professores, fingimos que isso não nos afeta, mesmo se precisarmos frequentar o consultório de um psicanalista para nos mantermos na profissão.
Em que mundo nós estamos?

2 comentários:

  1. Aff, eu sempre achei isso também... Muito provávelmente influenciada por você mesma, hehehe. Mas na minha opinião, criança é abaixo de 8 anos.. Esses aí alguns ainda tem salvação, mas se passou de 8 anos, é bandido igual a todos os outros... uma "criança" de 8 anos, ao te chamar de vaca ou gorda, sabe MUIIIITO bem o que está fazendo... e se essa pessoa roubar a tua carteira, ela também sabe muuuiito bem o que está fazendo... Eu acho que tinha é que arrebentar na paulada algumas vezes... Se nao tiver solução, pega e tranca numa solitária por uns 15 anos e pronto...

    ResponderExcluir
  2. Fácil, né?
    Mas, para a lei, criança é de zero aos doze anos, e adolescentes de doze aos dezoito.
    Então, pronto, os pirralhos vão aprontar por muito tempo ainda, tendo a lei a seu favor.
    Na realidade, a cada direito existe um dever, mas desses ninguém fala nada.

    ResponderExcluir